Páginas

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

O que você sabe sobre a Bíblia? OS MISTÉRIOS DA BÍBLIA REVELADOS A VOCÊ.




Se você tiver uma Bíblia, com certeza não é o único. Inteira ou em parte, a Bíblia já foi publicada em cerca de 2.600 línguas e está disponível para mais de 90% da população mundial. Em média, mais de 1 milhão de Bíblias são distribuídas por semana! Já foram produzidos bilhões de cópias da Bíblia inteira ou de partes dela. Certamente, não existe livro que se compare com a Bíblia.


Além disso, a Bíblia é “inspirada por Deus”. (Leia 2 Timóteo 3:16.) Em que sentido? A própria Bíblia responde: “Homens falaram da parte de Deus conforme eram movidos por espírito santo.” (2 Pedro 1:21) Para ilustrar: um empresário talvez peça à secretária que escreva uma carta. A carta contém as ideias e as instruções do empresário. Assim, a carta na realidade é dele, não da secretária. Do mesmo modo, a Bíblia contém a mensagem de Deus, não dos 
 
homens que a escreveram. Portanto, a Bíblia inteira é realmente “a palavra de Deus”. — 1 Tessalonicenses 2:13.



A Bíblia foi escrita num período de mais de 1.600 anos. Seus escritores viveram em épocas diferentes e procediam de muitas rodas da vida. Alguns eram agricultores, pescadores ou pastores. Outros eram profetas, juízes ou reis. O escritor do Evangelho de Lucas era médico. Apesar das diferentes formações de seus escritores, a Bíblia é harmoniosa do começo ao fim.
 




A Bíblia é cientificamente exata. Ela contém até mesmo informações que estavam muito à frente de seu tempo. Por exemplo, o livro de Levítico contém leis sobre quarentena e higiene dadas ao Israel antigo numa época em que as nações vizinhas nada sabiam a respeito desses assuntos. Num tempo em que havia ideias erradas sobre o formato da Terra, a Bíblia referia-se a ela como círculo, ou esfera. (Isaías 40:22) A Bíblia dizia com precisão que a Terra está suspensa “sobre o nada”. (Jó 26:7) Evidentemente, a Bíblia não é um livro de ciências. Mas, quando se trata de assuntos científicos, 
 
ela é exata. Não é isso o que esperaríamos de um livro de Deus?


Visto que a Bíblia é inspirada por Deus, ela é “proveitosa para ensinar, para repreender, para endireitar as coisas”. (2 Timóteo 3:16) De fato, a Bíblia é um livro prático. Revela um conhecimento profundo da natureza humana. Isso não é de admirar, pois seu Autor, Jeová Deus, é o Criador! Ele entende nossos pensamentos e emoções melhor do que nós mesmos. Além disso, Jeová sabe do que precisamos para ser felizes. Ele sabe também que comportamentos devemos evitar.

A Bíblia é realmente um livro de Deus. É um livro que deve ser lido, estudado e amado. Mostre sua gratidão por esse presente divino por não desistir de examinar seu conteúdo. Fazendo isso, você desenvolverá um profundo apreço pelo propósito de Deus para a humanidade.

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Grandes Sucessos da Música Cristã: Alma Cansada e Cem Ovelhas

Alma Cansada e Cem Ovelhas são dois grandes sucessos que marcaram época e levaram uma geração a um patamar de adoração e louvor, sem precedentes.
Cantores consagrados como Jair Pires (Alma Cansada), Ozeias de Paula (Cem Ovelhas), Luiz de Carvalho, Mara Lima, dentre outros, deram suas interpretações peculiares  e ficaram na memória do povo de Deus, no Brasil e no exterior.
Apresentamos, aqui, a versão nas vozes de Luiz de Carvalho e Denise (Cem Ovelhas) e Irmãos Viana (Alma Cansada), respectivamente.


Alma Cansada

Alma cansada não desespere
Espera em Deus que Ele vêm
Que Ele vem te socorrer
Alma cansada não desespere
Espera em Deus, espera em Deus
Espera em Deus e no seu poder

Oh, alma cansada
Espera em Deus e no seu amor
Vem, alma cansada
Espera em Deus
Confia somente no seu amor

Alma cansada, o teu lamento
Não resolverá
A hora é triste, com fé insiste
Deus te ouvirá
Se teus momentos
Trazem tormentos que fazem chorar
Deus te chama agora
Oh, vem sem demora em paz descansar
_______________________________________________________________

Cem Ovelhas

Eram cem ovelhas juntas num aprisco
Eram cem ovelhas que o pastor cuidou
Porem numa tarde ao contá-las todas
Lhe faltava uma, lhe faltava uma
E triste chorou
As noventa e nove deixou no aprisco
E pelas montanhas a buscá-la foi
A encontrou gemendo, tremendo de frio
Ungiu suas feridas
Tomou-a em seus braços
E ao redil voltou.

Esta mesma história volta a repetir-se
Com toda ovelha que perdida está
Vagando no mundo sem paz,
Sem consolo; sem Deus sem consolo
E sem seu perdão

Hinos antigos: SELEÇÃO DOS MAIORES CLÁSSICOS DA MÚSICA GOSPEL - Alma Cansada, Cem Ovelhas, Tocou-me, Oliveira Verdadeira, Rosto de Cristo, Paz no Vale


Uma seleção com grandes nomes da música cristã, interpretando os clássicos que fizeram a história da música gospel no Brasil e no mundo.
Reviva momentos singulares de louvor e adoração e sinta a presença de Deus.


Faixa / Hino / Cantor / tempo de execução

1. Rosto de Cristo - Feliciano Amaral (0:15)
2. Pode Alguém - Sara Araújo (03:24)
3. Cem Ovelhas - Ozéias de Paula (08:14)
4. Cristo tem poder - Trio Alexandre (11:24)
5. Grande é Jeová - Débora Ivanov (14:34)
6. Tocou-me - Luiz de Carvalho (17:18)
7. Alma Cansada - Jair Pires (20:31)
8. Paz no Vale - Feliciano Amaral (23:33)
9. Palácio - Dedos de David (27:00)
10. Fica comigo - Roseli (30:21)
11. Confia no Senhor  - Creuza de Oliveira (34:19)
12. Homem Rico - Jair Pires (38:25)
13. Oliveira Verdadeira - Trio Alexandre (41:13)
14. Jardim de Deus - Irmãos Falavinha (45:36)
15. Semblante Descaído - Débora Ivanov (48:22)

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

1 Coríntios 13 A EXCELÊNCIA DO AMOR: Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, se não tivesse amor, nada seria






AINDA QUE U FALASSE AS LÍNGUA DOS HOMENS

AINDA QUE EU FALASSE AS LÍNGUAS DOS ANJOS

E NÃO TIVESSE AMOR

SERIA COMO O METAL QUE SOA E COMO O SINO QUE TINE

O AMOR É PACIENTE

O AMOR É BENIGNO

O AMOR NÃO INVEJA















sábado, 10 de fevereiro de 2018

Salmos 30.5: O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã


O CHORO DURA UMA NOITE (Eraldo Cavalcante)



Nos momentos cruéis e difíceis deste caminhar.
Há muitos que param, desistem e começam a voltar.
Se nas horas amargas da vida, queres recuar.
Saibas que Cristo te entende e quer te ajudar.

O choro dura uma noite, mas a alegria vem.
Logo ao romper da alva, a bênção virá.
Não desista irmão, pois Cristo te entende bem.
E todas as tuas lágrimas enxugará.

E quando surgirem calúnias e incompreensões.
Lembra do quanto sofreu teu amado Jesus.
Se os amigos as costas te derem, o desprezo chegar.
Olhas pra cima, com fé, o Senhor tu verás.

terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Estudo Bíblico: Os atributos morais de Deus - Justiça, Santidade, Retidão, Amor, Misericórdia, Bondade, Fidelidade, Verdade

Atributos Morais

Atributo é característica ou qualidade própria de uma pessoa ou de alguma coisa. É o conjunto de características visíveis que tornam o seu detentor especial, particular.

Os atributos morais de Deus são aqueles relacionados à Sua vontade, ou caráter, e, por isso mesmo, relacionados com o homem, um ser criado por Ele e dotado de vontade ou moral.

Esses atributos de Deus, encontrados no homem, em menor escala e intensidade, foram-lhe transferidos no ato de sua criação:

Gn 1.26; 2.7

Todos os atributos de Deus, que também podem ser encontrados no homem, apresentam-se como a solução dos problemas sociais que hoje enfrentamos. Problemas esses, gerados por não observarmos a aplicabilidade desses atributos, acreditando, muitas vezes, que somente Deus é perfeito e que nós não temos a capacidade de lutar contra nossa "natureza". No Novo Testamento encontramos orientações e ordenanças que demonstram a necessidade de cultivarmos um bom relacionamento:

Jo 13.34; Gl 6.2; I Jo 2.-10; I Jo 3.14-18,23; II Jo 1.5

É indiscutível que jamais encontraremos no homem um grau tão elevado da essência desses atributos, uma vez que a perfeição só está em Deus, porque Ele é perfeito.

Mt 5.48; II Sm 22.31; Jó 37.16

No entanto, nossa imperfeição não nos isenta de buscarmos desenvolver tais atributos, com urgência e diligência, pois só assim experimentaremos a boa e agradável vontade de Deus.

Ef 5.1; I Ts 1.6; Fp 2.5-8; Rm 12.1

Vejamos quais são os principais atributos morais de Deus.

Amor

Se pudéssemos listar em ordem de importância, hierarquizando-os, poderíamos dizer que esse é o principal atributo de Deus. Por ele somos libertos e nos tornamos filhos de Deus. Esse é um amor que não barganha, não aprisiona, não julga, não condena e não tem fim. A maior característica desse atributo, o ápice desse amor é o SACRIFÍCIO, pois Ele abriu mão do que era seu para nos dar o que não merecíamos.

Jo 3.16; Ef 2.4-5; 5.2; I Jo 2.9-10; 3.14-16; Rm 8.38-39; Sl 136.1; Rm 5.8; Gl 2.20; I Jo 4.9-11; Sf 3.17; Sl 86.15; Jr 31.3; Is 43.4

Misericórdia

A misericórdia é o sentimento ou capacidade de compadecer-se pelo sofrimento alheio, manifestado em algum ato prático em benefício dessa pessoa.

Quando pensamos em Deus e em nós, fica fácil perceber a misericórdia desse Deus, que compadeceu-se do nosso sofrimento, sem que merecêssemos essa compaixão (porque decidimos errar, desde Adão), pois Ele é perfeito, nós somos cheios de falhas; Ele é Santo, nós somos pecadores;

Ele é bom, nós nos inclinamos para o mal. Mesmo assim, Ele manifestou Sua misericórdia em um ato prático, portanto, visível: o amor sacrificial. Com isso, Ele espera que deixemos de sofrer; espera que nós, pecadores, nos arrependamos (do erro inicial; do desprezo em relação a Ele; dos sentimentos malignos que alimentam nosso ser) e vivamos de forma plena sua misericórdia.

Ef 2.4-6; Tt 3.5; Lm 3.22-23; Lc 6.31; I Pe 3.8; Hb 4.16; Tg 3.17; Sl 136.1-14; Sl 145.8-9; Mc 6.34

Bondade

A bondade está relacionada com a essência, com a alma. É a capacidade natural que alguém tem em praticar o bem, porque tem uma alma nobre, generosa.

Pelos atributos já mencionados, concluímos que Deus é supremos em bondade; sua essência é o bem. Sua natureza inclina-se em fazer o bem, em amparar, ajudar, socorrer; atitudes naturais de quem é bom. 

Ao ímpio e ao justo, Deus concede bênçãos, pois todos são suas criaturas.

Sl 103.10; 136.1; Na 1.7; Rm 15.14; II Pe 1.5; Ex 33.19; Ef 2.6-7; Sl 145.13; Pv 14.31; Sl 107.1; Mt 19.16-17

Justiça

Justiça significa dar a cada um que merece. Por Deus ser santo, Ele jamais agirá desordenadamente. De forma alguma, veremos Deus agir em benefício de alguém, tirando o direito de um terceiro. A forma como Deus se relaciona com o homem, evidencia sua justiça. Ele sempre se coloca na posição do juiz que analisa o direito, o que é certo, ainda que os resultados não sejam tão "satisfatórios". Ou seja, por amor, Deus nos perdoa de todos os pecados; por justiça, Deus permite que os pecados cometidos por nós tragam consequências.

Justiça é a parte prática da santidade de Deus. Ele é imparcial, por isso julga a causa e não a pessoa.
O auge da justiça de Deus se revela no sacrifício de Cristo, lançando sobre Ele a punição dos nossos "crimes".

Dt 32.4; Sl 98.9; 9.8; II Cr 19.7; Lv 19.35-37; Pv 24.12; Gn 18.21; Rm 5.17; Jó 37.23; Rm 3.21-26; Is 51.4-6; Jr 9.23-24; Sl 7.11-33; Is 61.8; Mq 6.8

Fidelidade

Fidelidade é a qualidade de alguém que demonstra zelo, respeito por alguém. Também pode ser a característica daquele que é constante em honrar os compromissos assumidos com alguém. 

Na prática, o que vem a ser a fidelidade?

Podemos compreendê-la ao equipará-la a um acordo firmado entre duas pessoas, ou de uma pessoa para com a outra; acordo esse que jamais será quebrado. Então, fidelidade é uma qualidade de quem é fiel. Fiel é aquele que não quebra um acordo.

Assim, esse atributo não poderia ter origem em outro ser que fosse Deus, pois Ele é perfeito e Santo, por isso jamais quebra um acordo; jamais falta com a palavra; não falha; é confiável e cumpre suas promessas. Dessa forma, temos total segurança ao confiar em Sua fidelidade.

Hb 6.18; Js 21.45; Is 34.16; Dt 7.9; Hb 10.23; II Tm 2.13; I Co 1.9; Sl 89.30-36; I Jo 1.9; Rm 3.3-4; I 10.13

Retidão

Retidão vem do que é reto, correto, justo. Por essa virtude, aquele que a possui segue uma direção indicada pelo senso de justiça, sem se desviar. A retidão conduz uma pessoa pelo esfera da razão, da legalidade, do dever, pois retidão e integridade não se separam.

É impossível imaginar Deus cometendo erros, escolhendo um caminho errado ou alternativo. Deus não erra. Ele não tem parte com o que não é certo, com a ilegalidade. Nosso Deus sempre zela pelo que é correto, por isso Ele é reto, sempre.

Sl 111.7-8; Gn 17.1; Sl 89.14-15; Pv 11.20; 21.3; Fp 4.8; Jó 27.4-6; Mq 6.8; Nm 14.24; Re 9.14; Ex 9.27; Mt 27.45-46; Rm 3.21-26.

Verdade

Verdade é um termo usado para identificar aquilo que está conforme os fatos, de acordo com a realidade, da forma como aconteceu ou acontece. Significa o que é real.

Deus fez todas as coisas e sobre todas essas coisas Ele sabe tudo. Os detalhes que passam desapercebidos por nós, acerca da criação, são sabidos por Deus, pois Ele mesmo a projetou e trouxe-a à existência.

Sendo assim, Deus sempre vai lidar com a realidade, com os fatos. Ele é a verdade. Ele é o fato da existência. Ele é a realidade e ama todos aqueles que andam segundo a realidade, segundo a verdade. Deus jamais mentirá.

Tt 1.2; Nm 23.19; Cl 3.9; Ef 4.25; Ex 34.6; Hb 6.18; Jo 14.6; Jo 8.32

Santidade

Dizemos que alguém ou algo é santo porque os relacionamos à pureza, à virtude nobre inquestionável. O santo é aquele em quem não se encontra mácula, defeito e cujo caráter é movido pela generosidade e desprendimento de si, geralmente, em prol de outros que estão à sua volta. O termo santidade só existe se vinculado à divindade e, de alguma forma, à religiosidade, que tem Deus como centro.

Deus é o ser Santo por excelência, desde a fundação de todas as coisas.Quando Ele se apresentou ao homem e com ele se relacionou, Deus revelou-se como Santo e insubstituível.
Se analisarmos que Deus possui características e virtudes morais, tais como a retidão, a justiça, a fidelidade, a misericórdia, o amor, a verdade e a bondade, chegaremos à conclusão que, logo Ele é Santo, pois não há defeito em sua personalidade que é moralmente perfeita.

E. nós, como poderemos ser considerados santos?

Se pensarmos em perfeição e pureza, tendo Deus e seus atributos como referência, jamais conseguiremos tal título (SANTO). Porém, à medida que somos de Deus e buscamos fazer sua vontade, que implica em nos relacionarmos com Ele por meio dos atributos mencionados, perseguidos por nós, pois desejamos ficar parecidos com Ele, poderemos ser considerados santos, porque somos separados daquilo que poderia manchar nossa personalidade e macular nosso caráter, tornando-nos moralmente imperfeitos, o pecado.

Ressalta-se que esse pecado, que impede nossa santidade, é o intencional; aquele que praticamos por não querermos mortificar nossas vontades, alimentando, assim, nosso EGO. Portanto, precisamos ser santos, como nosso Deus é santo. E somos santos, porque estamos separados do "mundo"; estamos separados para Deus.

Is 6.3; ISm 2.2; I Pe 1.15; Lv 20.8,26; II Tm 2.9; Hb 12.14; Lv 19.2; II Co 7.1; Lv 11.44; I Ts 4.7

sábado, 3 de fevereiro de 2018

O SEGREDO É FALAR COM DEUS


Quando as coisas não vão bem, às vezes, o que precisamos é apenas uma simples conversa com Deus.

Você já falou com Ele hoje?
Já contou os teus problemas?
Já falou dos teus medos, das tuas angústias, fraquezas, incertezas?
Você já estendeu a mão e pediu ajuda?

Fale com Ele. Deus está somente esperando ouvir tua voz e ver tuas mãos estendidas para segurá-las e dizer "ESTOU AQUI".

Fale com Ele e você vai ver que tudo ficará melhor.

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Ilustrações do Evangelho: O Grande Amor de Deus - Pela Graça, somos salvos.



Uma bela reflexão para mostrar o valor que temos e infinita bondade do AMOR DE DEUS.

Aqui, podemos aprender que:

UM DIAMANTE NÃO PERDE SEU VALOR, POR MAIS SUJO QUE ESTEJA;

UMA PESSOA NÃO PERDE O VALOR DIVINO QUE SUA ALMA TEM;

NOSSOS ERROS NÃO DEFINEM O QUE SOMOS;

NÃO SOMOS MELHORES OU PIORES QUE OS OUTROS;

VOCÊ É MUITO MAIS QUE UMA ATITUDE EQUIVOCADA;

LARGUE A CULPA. ABANDONE O QUE FOI. ESQUEÇA O PASSADO;

APEGUE-SE AO GRANDE AMOR DE DEUS;

PELA GRAÇA SOMOS SALVOS;

HOJE VOCÊ É LIVRE;

ACEITE O PERDÃO QUE VEM DE DEUS;

DESCUBRA COMO VOCÊ PODE VIVER LIMPO PELO SANGUE DE JESUS.

LEIA, NA BÍBLIA:

Lucas 11;
João 8. 10-11;
Mateus 7. 1-5;
Gálatas 4. 1-7;
Apocalipse 21.5;
João 3.16;
Efésios 2. 8-9;
Salmos 51;
Isaías 43.2